A minha obra

A minha obra tem sido toda ela, como característica determinante do desenvolvimento do meu trabalho, uma obra de abordagem experimental, devido em parte também por ser um artista autodidata.

Num universo, quase em parte todo ele abstratizante, numa reflexão sobre a arte e a estética, e sobretudo da própria pintura, a aprendizagem e prática de inúmeras situações plásticas, ocupam um lugar de preponderância no meu trabalho. Começando inicialmente por trabalhar o guache, a aguarela e o óleo de alguma paisagem, parte toda ela de memória e também fictícia; quase nenhuma figuração, emergindo depois para um universo de composições geométricas de estruturas simples, com um registo de cores suaves, onde o meu trabalho vai adquirindo de forma gradual um carácter mais abstrato, num diálogo de equilíbrio entre espaço e representação estética. A partir desse mesmo período começo também por experimentar o pastel de óleo em pequenas obras, onde irá depois fazer parte de algum do meu trabalho desse período e posterior. De 1998 a inícios de 2000 exploro a temática, utilizando ainda na sua maioria a pintura a óleo, a série "Universos", na qual consta somente pouquíssimos trabalhos, ficando em aberto, na expectativa de num período futuro, vir a poder ou não aprofundar melhor essa série. O ano de 1999, marca o início do estudo da técnica do acrílico. Técnica essa que irá acompanhar praticamente toda a minha obra plástica até ao período presente. Ainda em 1999, dou início também à série "Formas", na qual irá preencher em grande parte, todo o meu processo criativo até à atualidade. Situada entre a abstração e a objetividade, caracteriza-se por explorar obsessivamente a forma pura, representativa de simbologia de afirmação universal, captada em instantes fôlegos sensoriais e emocionais. No decorrer desse mesmo ano, e a par da pintura, dou início ao estudo e aprendizagem da técnica do mosaico. 

Em 2001, e na continuidade de um universo abstrato, dou início ao estudo da cor com a série "Estruturas cromáticas", em que exploro os meandros e subtilezas da cor e o seu comportamento estrutural, nomeadamente em registo de composições, representante de uma forte evidente dinâmica e gestualidade, enquanto reflexão da própria pintura como conceito de referência visual e estética. Série na qual se prolongará também em parte, indissociável no meu trabalho até ao período presente.

A partir de meados de 2013 tenho vindo até presentemente, a trabalhar de forma gradual  em algumas técnicas de colagem de índole diversa.